NG4- GE

Gestão e Economia

Identificar, compreender e intervir em situações de gestão e economia, desde o orçamento privado e familiar até a um nível mais geral através da influência das instituições monetárias na economia em que se está inserido e tendo em conta princípios das ciências económicas

DR1 - Orçamentos e Impostos - Organizar orçamentos familiares tendo em conta a influência dos impostos e os produtos e serviços financeiros disponíveis.


Orçamento Familiar


A a elaboração do orçamento familiar ajuda a entender os nossos hábitos de consumo, garantindo a estabilidade das finanças no presente e futuro. Os rendimentos e as despesas são considerados durante um período específico, geralmente mensal.

O orçamento deve ser feito com exactidão, honestidade e estimativas realistas.

Assim, a elaboração do orçamento familiar mensal deve seguir os seguintes passos:

1º Discriminar as despesas mensais regulares: renda, prestação do crédito habitação, seguros, custos de electricidade, água, gás, telefone, telemóvel, Internet, condomínio, alimentação, roupa, transporte, etc.


2º Discriminar as despesas eventuais, tais como férias presentes, reparações ou compras de grande valor (atribuir um determinado valor).


3º Discriminar as receitas, tais como rendas, juros de depósitos a prazo e salários (valor líquido recebido).


4º Fazer o balanço das receitas e despesas mensais (receitas – despesas).

Após ter elaborado o orçamento familiar, pondere se o que está feito está correcto, podendo pensar nos gastos que podem ser eliminados ou reduzidos.



DR3 - Sistemas Monetários e Financeiros - Perspectivar a influência dos sitemas monetários e financeiros na economia e na sociedade



Banco Central Europeu - BCE

Papel e Funções




A inflação e o euro